Essas foram as pinturas de Lenio que estiveram na mostra presencial realizada na cidade de Salvador – BA em 2018. Apesar de já existirem essas imagens no site (na seção Quadros), aqui elas aparecem com maiores informações.
Existem duas formas de navegar pelas imagens. A primeira é de forma individual: clique sobre cada imagem abaixo e é possível ampliar (CTRL+) e reduzir (Ctrl-) para uma melhor visualização. Volte a página para retornar ao menu.
A segunda é através da galeria que está no final da página, onde é possível rolar as imagens com as setas, para frente e para trás. Utilize a tecla Esc para retornar ao menu.
Faça um passeio virtual pelas pinturas da exposição:
______________________________________________________________________________
Lenio conheceu Frieda Gutmann ainda criança por sua amizade com o pai dela, que tinha uma oficina próximo ao atelier do artista. Existem muitas fotografias de Frieda criança e jovem feitas por Lenio e essa pintura de 1961 a retrata no início da adolescência.
O quadro abaixo faz parte da última série de pinturas realizada por Lenio, intitulada Cântico dos cânticos.
O quadro A Curra de 1967 (abaixo) esteve exposto na IX Bienal de Arte de São Paulo (1967), na 3ª Bienal da Bahia (2014) e na mostra A Arte de Lenio Braga (2018). É uma obra bastante representativa do que o pesquisador Dilson Midlej tratou como apropriação em sua tese de doutorado. Nesse caso, Lenio se apropriou da imagem de uma obra de Rubens, O rapto das filhas de Leucipo, para fazer uma crítica à ditadura militar da época.
Maravilha